quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Defesas portugueses em melhor forma: Rúben Semedo, Neto e Ricardo melhores que Fonte, Alves e Cancelo.

O sítio www.whoscored.com regista uma enorme série de dados estatísticos relativos relativos à performance de cada jogador e, com base nisso, atribui uma nota à exibição de cada atleta por jogo.

O exercício que faço neste post e que amanhã farei também para os médios e avançados da seleção é, simplesmente, ver quais são os jogadores portugueses que estão a ter melhor desempenho esta época nos seus clubes de acordo com a avaliação do Whoscored.

Utilizando essas avaliações como único critério para fazer a convocatória, as escolhas para a defesa portuguesa deveriam ser:

  • Guarda Redes: Ricardo Nunes (Chaves), Bruno Varela (Vit. Setúbal) e Anthony Lopes (Lyon). [Sairiam Marafona e Patrício]
  • Centrais: Pepe (Real Madrid), Rúben Semedo (Sporting) e Luís Neto (Zenit). [Sairiam Bruno Alves e José Fonte].
  • Laterais Esq.: Raphael Guerreiro (Borussia) e Nuno Pinto (Vit. Setúbal). [Sairia Antunes]
  • Laterais Dir.: Ricardo Pereira (Nice) e Miguel Lopes (Akhisar). [Sairiam Nélson Semedo e Cancelo]

Mas claro que a chamada à seleção não se baseia apenas no desempenho dos últimos dois meses. por exemplo, mesmo que Cristiano Ronaldo atravesse uma fase péssima de forma, deve continuar sempre a ser convocado. Por isso, analisemos com mais cuidado cada posição.

Análise aos Guarda-Redes:

Guarda-redes seleção Portugal

Os guarda-redes são os que mais sofrem com o facto de se analisar uma pequena amostra de jogos. Patrício não tem tido culpa nos golos sofridos, mas o facto é que tem sofrido vários e não tem feito muitas defesas, daí os seus números serem maus nesta altura. Ainda assim, não faria sentido tirar Patrício da baliza da seleção. Chamar Ricardo Nunes também não faria muito sentido pela sua idade (34) e Bruno Varela provavelmente faz mais falta na seleção sub-21 (para onde foi convocado) do que como terceiro guarda-redes da seleção principal. Assim, concordo com as opções de Fernando Santos.

Análise aos Laterais Esquerdos:

Laterais Esquerdos seleção Portugal

Raphael Guerreiro é claramente o lateral esquerdo português em melhor forma (mesmo que, por vezes, esteja a jogar mais à frente no Borussia). Sobre Antunes, os dados do WhoScored não são fiáveis, porque não incluem informação sobre a liga ucraniana, apenas sobre os dois jogos que o Din. Kiev fez na Liga Europa. Outros laterais esquerdos portugueses que têm estado bem são Nuno Pinto (Vit. Setúbal), Nuno Sequeira (Nacional) e Tiago Pinto (Osmanlispor). [Sim, este Tiago Pinto é esse em que estão a pensar. Filho de João Pinto, que fez a formação no Sporting e passou também por Braga e Rio Ave]

Análise aos Laterais Direitos:

Laterais Direitos seleção Portugal

Ricardo Pereira é dos jogadores mais injustiçados nesta convocatória. É, de todos os jogadores da Liga Francesa, o que merece melhor avaliação do Who Scored. Titular no surpreendente Nice que lidera o campeonato nesta altura. Deveria ter sido convocado em vez de João Cancelo. Miguel Lopes tem estado bem na Turquia, tal como João Pereira e Pedrinho, em Portugal. Qualquer destes três, tal como Nélson Semedo, tem estado melhor que Cancelo esta época.

Análise aos Centrais:


Centrais seleção Portugal
O centro da defesa é onde discordo mais das opções de Fernando Santos. Bruno Alves (34) e José Fonte (32) não vão para novos e já têm um desempenho abaixo de vários outros centrais portugueses. No seu lugar entrariam Rúben Semedo e Luís Neto, mais novos e melhores. Aliás, não foi difícil encontrar centrais portugueses que tenham estado melhor que Alves e Fonte neste início de época: Nuno Henrique, Frederico Venâncio, André Pinto e Pedro Mendes [Sim, esse mesmo, o que saiu do Sporting a custo zero para assinar pelo Parma].


Nota: Para esta análise, tive em consideração apenas os jogadores portugueses que atuam nas primeiras divisões de Portugal, Espanha, França, Itália, Inglaterra, Alemanha, Turquia e Rússia.

Sem comentários :

Enviar um comentário