quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Forma atual dos médios portugueses: Palhinha e Chico Geraldes muito bem, Renato em baixo. (Dados whoscored.com)

Ontem analisei os guarda-redes e defesas portugueses em melhor forma, segundo as pontuações do sítio www.whoscored.com. Hoje, olho para o meio campo da seleção.

Baseando-nos apenas nas exibições desta época, os convocados deveriam ser:
  • Médios Defensivos: Danilo (Porto) e Palhinha (Belenenses). [Sairia William]
  • Médios centro: João Mário (Inter), Moutinho (Monaco), Chico Geraldes (Moreirense) e André Gomes (Barcelona). [Sairia Renato Sanches]

Isto seria confiando cegamente nos números, mas é claro que estes dados estatísticos não são uma medida perfeita da qualidade das exibições, que uma amostra de 6 ou 7 jogos não é muito fiável, e que tem de se ter em conta que há jogadores que fazem parte do grupo habitual da seleção e não é por uma ligeira quebra de forma que devem ser excluídos. Analisemos então com um pouco mais de cuidado.

Análise aos Médios Defensivos:

 


É curioso que Palhinha, emprestado pelo Sporting ao Belenenses, esteja ao mesmo nível de William Carvalho (a diferença é de uma centésima). Mas claro que seria absurdo deixar William de fora da convocatória. Danilo e William são as escolhas óbvias, mas fica o destaque para Palhinha, Fábio Pacheco, Miguel Veloso, Custódio e Rúben Neves.

Análise aos Médios Centro:




No centro do terreno, as escolhas também são consensuais, à exceção de Renato Sanches. Francisco Geraldes, emprestado pelo Sporting ao Moreirense, consegue intrometer-se ali no grupo dos médios que foram convocados, tendo melhor pontuação que André Gomes, mas não faria sentido deixar o jogador do Barcelona de fora. Neste setor, a decisão mais discutível é a convocatória de Renato Sanches.

É praticamente unânime que o seu início de época no Bayern tem ficado bastante abaixo do esperado, portanto, certamente que Renato não foi chamado devido às suas exibições desta época. Há jogadores que pela sua história, estatuto e qualidade têm sempre lugar garantido na seleção, mesmo que passem por um mau momento de fora. São os casos de Patrício, Pepe, Moutinho, Nani ou Ronaldo, por exemplo. Renato Sanches é ainda um miúdo e, por isso, naturalmente, não é dos jogadores que já tenha conquistado lugar cativo na seleção. Sendo assim não vejo razão para convocá-lo. 

Na minha opinião, dever-se-ia ter dado oportunidade a outro jogador que esteja em melhor forma. E foi bastante fácil encontrar médios portugueses com melhor pontuação do que o Renato: Francisco Geraldes, Rúben Ribeiro, André Sousa, André André, Tarantini e Cafú.

O único argumento para a convocatória de Renato é que, pela sua qualidade, é muito provável que venha a fazer parte da convocatória para o Mundial da Rússia daqui a dois anos, mesmo que agora esteja num mau momento. Mas... Francisco Geraldes ou André André, por exemplo, também poderão vir a fazer parte dessa seleção. Se, mesmo num péssimo momento de forma, Renato não pode sair da convocatória, então a única hipótese para os restantes médios portugueses será esperar por alguma lesão...


Mais logo olharei para os avançados portugueses em melhor forma.


Estou também no Facebook e Twitter.

2 comentários :

  1. O Palhinha e o Chico Geraldes davam um meio-campo do catano. Como é que o Fernando Santos não vê isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que estou na dúvida se o comentário é irónico ou não.

      Palhinha e Geraldes têm ainda muito pouco tempo de jogo na primeira liga e, por isso, ainda terão de mostrar muito mais. (Nem todos têm a sorte de Ivan Cavaleiro que, segundo me tentaram explicar, foi convocado pelo que fez no Benfica B - http://superioridadenumerica.blogspot.com.es/2016/09/cavaleiro-guedes-gelson-selecao.html)

      Além disso, a pressão e a forma de jogar no Belenenses ou Moreirense é muito diferente de jogar na seleção ou num grande.

      Mas volto a lembrar que me baseei exclusivamente nos dados do whoscored.com (que se baseia apenas em dados objetivos) e o facto é que Palhinha e Geraldes estão entre os médios portugueses cujas avaliações foram melhor avaliadas.

      Eliminar