sábado, 8 de outubro de 2016

José António Saraiva e o jornalismo à portuguesa: preguiçoso e mal informado.

José António Saraiva (JAS) decidiu reflectir sobre os problemas defensivos do Sporting, nas páginas do Record. O argumento lançado até é interessante e tem sentido: diz ele que os problemas da defesa leonina começam no ataque, onde Slimani e João Mário ajudavam muito a defender. 

Mas, depois, para fundamentar o seu argumento, JAS apresenta uma série de factos errados. Deixo aqui os dois primeiros parágrafos do texto, que encontrei no Leoninamente (os sublinhados são meus):



"Quando Jorge Jesus era treinador do Benfica, disse-me um dia: "Com o Lima e o Rodrigo em campo, eu não sofro nenhum golo". Perante a minha estranheza, explicou: "Os avançados são os primeiros defesas. Se defenderem bem, o adversário nunca chega em boas condições à nossa área".

E aqui está uma explicação para o fraco desempenho defensivo do Sporting nos últimos jogos. Os avançados não defendem. Antes das saídas de João Mário e Slimani, o Sporting sofreu 1 golo em 4 jogos do campeonato; depois, sofreu 8 golos em três jogos! Porquê? Porque Bas Dost não se mexe e Gelson, sendo um diabo à solta, defende pior do que João Mário"




Ora, o mercado de transferências fechou entre a 3.ª e a 4.ª jornadas, portanto "Antes das saídas de João Mário e Slimani" nem sequer havia quatro jogos de campeonato disputados.

Além disso, João Mário só jogou a 1.ª jornada, porque, entretanto o negócio com o Inter ficou praticamente fechado. Slimani só jogou a 2.ª e 3.ª jornadas, porque cumpriu castigo na 1.ª. Assim, Slimani e João Mário não jogaram juntos nenhuma vez este ano. Um deles só atuou numa partida e o outro em duas. Mas foi por eles que o Sporting só sofreu um golo nos primeiros quatro jogos? É curioso que JAS tenha ido verificar os golos sofridos à 4.ª jornada, mas não tenha ido confirmar o resto das informações que dá.

Depois, ainda nos explica a sua conclusão: "Bas Dost não se mexe".
Não tenho os dados relativos à Liga Portuguesa, mas, na Liga dos Campeões, Bas Dost foi o segundo jogador que mais se mexeu de entre todos os jogadores dos grandes portugueses. Só William Carvalho ultrapassou os 22,365 km percorridos pelo holandês. 
Além disso, em Vila do Conde, Bas Dost só entrou ao intervalo, quando o Sporting já perdia por 3-0.

Claro que Bas Dost não contribui tanto defensivamente como Slimani, nem haverá muitos outros no mundo como o argelino. Mas dizer que "Bas Dost não se mexe" é um perfeito disparate.

Repito que o argumento de José António Saraiva sobre a importância de Slimani e João Mário no processo defensivo até pode ter sentido, mas, depois, são lançados "factos" completamente errados.

O espaço de opinião de José António Saraiva no Record chama-se "Futebol à portuguesa". Talvez devesse ser "Opinião à portuguesa" ou "Jornalismo à portuguesa": preguiçoso e mal informado.

P.S. - Estou também no Facebook e Twitter

4 comentários :

  1. É inacreditável a incompetencia jornalística em Portugal.

    Estamoas a anos-luz de, por exemplo, Inglaterra onde as opinioes que interessam sao de ex-jogadores ou treinadores.

    Em Portugal o jornalista desportivo é um amador e, pior, um adepto.

    E os comentadores sao um cancro. Havia de haver uma série de programas sobre política ou sobre leis, em que convidavam jogadores de futebol para paineleirar!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá vontade de citar o outro: 'Lampiões, jornaleiros, porcos...' :) Nunca tinha aqui comentado, mas já sigo o blog há algumas semanas. Aproveito para cumprimentar o trabalho aqui feito, principalmente em termos de colação e análise de dados estatísticos, algo em que a nossa imprensa desportiva (também) é fraquíssima. Aliás, fala-se muito pouco do jogo em si na imprensa desportiva portuguesa. O Sun é um tabloide reles, mas as páginas de futebol fazem corar de vergonha qualquer jornaleiro d'aBosta, d'oNojo ou do Rascord...

      Eliminar
    2. Obrigado, The Kind Nihilist.

      Já que (como se vê) a nossa imprensa desportiva não confirma ou nem procura mais informação sobre os factos que noticia, eu vou tentando fazê-lo! :)

      Um abraço.

      Eliminar
  2. Esse Savaiva calado eh um poeta. Quando escreve o fala eh apenas parvo

    ResponderEliminar